O que é Departamento Pessoal e qual a sua importância?

Ser dono de uma empresa é um verdadeiro desafio. Além de ter um diferencial do mercado, ser bom tecnicamente é necessário fazer a gestão dos colaboradores, controlar sua frequência, emitir e arquivar toda a documentação e, acima de tudo, garantir que as normas trabalhistas estão sendo cumpridas.

Não se preocupe,  para cuidar disso tudo, a ZAPA Consultoria Contábil possui o Departamento Pessoal, setor que realiza a administração da mão-de-obra do seu negócio.

Qual a importância do departamento pessoal para a empresa?

O que é Departamento Pessoal?

Esse departamento tem como especialidade a gestão dos funcionários da empresa. Ele gerencia a folha de pagamento, férias, benefícios, atestados, marcação de ponto e passivos trabalhistas.

Ou seja, o setor está encarregado principalmente das questões burocráticas relacionadas aos colaboradores, garantindo a correta emissão e gerenciamento de documentos. Dessa forma, há mais agilidade e eficiência no controle desses fatores. Além disso, ele é fundamental para o cumprimento de normas trabalhistas.

Qual a importância do departamento pessoal para a empresa?

O departamento pessoal é fundamental para a companhia porque ele é o principal responsável para que as leis trabalhistas sejam seguidas, evitando quaisquer passivos desnecessários.

Este departamento também media o contato da empresa com diversos órgãos públicos, emitindo guias e declarações fundamentais para a situação do empreendimento se manter regularizada. Dessa forma, é possível fiscalizar o cumprimento das normas e evitar um eventual processo trabalhista para a companhia.

 

E então, gostou de saber O que é Departamento Pessoal e qual a sua importância? Se tiver dúvidas, sugestões ou quiser falar sobre sua experiência no assunto, deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *